top of page
  • Foto do escritorNA VI

Narrativas Virtuais em Fotografia

Quando estamos vivenciando um momento importante das nossas vidas, umas das primeiras ações que temos, principalmente nos dias atuais, é registrar esse momento único de alguma forma para que ele seja lembrado daqui a alguns anos. Esse ato é chamado de Fotografia, do grego Photosgraphein, que significa "marcar, registrar ou desenhar a luz".


Assim como diz o significado do seu nome, a fotografia precisa de luz para existir, e foi isso que os primeiros alquimistas e químicos perceberam quando buscavam uma forma de "congelar" os momentos. Joseph Nicéphore Niépce levou 8 horas para produzir uma das primeiras fotografias que se tem registro, com a técnica da câmera escura e produtos químicos e fotossensíveis. Ele conseguiu pela primeira vez na história, fixar uma imagem exata de um objeto "desenhado" pela luz em 1826.


Vista para a cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França
Primeira fotografia por Joseph Nicéphore Niépce (1816)

Porém, mesmo Niépce tendo patenteado a técnica, muitos outros inventores ao redor do mundo também estavam procurando formas de registrar as imagens. Com essa técnica em mãos, Louis Jacques Mandé Daguerre conseguiu criar a primeira câmera fotográfica em 1839 chamada de “daguerreótipo”. Ela produzia imagens em negativo, e possuíam a técnica da câmera escura, que também era utilizada por alguns pintores.


Câmara de Daguerreótipo em madeira com fotografia dentro
Câmara de Daguerreótipo (1839)

Nos anos seguintes a fotografia foi sendo democratizada com a chegada das câmeras mais compactas, podendo ser transportadas com mais facilidade. Em 1888, a Kodak lança uma câmera de mesmo nome, a "The Kodak camera", mais compacta, mais fácil de manusear, fotografar e com o slogan que era "Você aperta um botão e a gente faz o resto" ("You press the button we do the rest"), que revolucionou o mercado de câmeras e da fotografia amadora, deixando sua marca e um slogan ainda muito atual.


A polaroid também é um grande marco dentro do universo fotográfico, se tornando atual, comercializada e apreciada ainda nos dias de hoje. Mesmo com tantas evoluções e avanços de equipamentos e técnicas, a essência da fotografia ainda continua a mesma, eternizando momentos e pessoas importantes.

Anúncio da câmera Kodak com slogan "Você aperta um botão e a gente faz o resto"
Anúncio da câmera Kodak com slogan

Com o advento das redes, essa arte se tornou tão presente no nosso dia a dia que o seu cuidado, zelo e importância podem ter sido colocados de lado. De olho nessa nova realidade que a tecnologia dos novos smartphones com câmeras de alta nos proporciona, qual será o futuro das nossas lembranças para as próximas gerações? Lembrando de todos os registros pessoais que foram perdidos dentro do vlogão e Orkut, será que é mesmo seguro guardar as nossas lembranças dentro das redes?


CRÉDITOS:

Texto: Laís Tavares

Revisão: Mayra Aparecida

Arte: Natália Macena


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page