top of page

SOBRE

Organizado por alunos e professores do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o Congresso de Narrativas Virtuais (NA-VI) terá como temática da sua primeira edição “As narrativas virtuais do mundo atlaÌ‚ntico”.

 

O evento ocorrerá entre os dias 30 de Novembro a 02 de Dezembro, no campus da universidade, e contará em sua programação com mesas de debate, workshops, apresentação de produções artísticas em diferentes formatos e muito mais.

Público em auditório utilizando óculos de realidade virtual

HISTÓRIA

A Ideia de criar o Congresso NA-VI teve surgimento a partir de Estudantes de Artes Visuais da UFPE que juntamente com a professora Tatiana Ferraz, discutiram a falta de inclusão dos estudos em Artes Virtuais no currículo acadêmico do curso.

​

Diante disso, surgiu a ideia de juntos, criarem um evento que pudesse trazer perspectivas de Artes Virtuais para dentro da UFPE e, além disso, incentivar e desmistificar o mercado de trabalho focado em Artes Virtuais para artistas de todas as modalidades, dentro e fora da comunidade acadêmica da UFPE.

​

A partir disso, começou-se um movimento dentro da Universidade para atrair mais pessoas interessadas em trabalhar neste projeto, em diversos segmentos. Desta forma, o Congresso pode contar com a participação voluntária de mais de trinta estudantes de diversos cursos.

OBJETIVO

A relevância de um congresso como o Na-Vi faz-se clara quando percebemos o quanto as narrativas digitais no meio artístico são deixadas de lado em comparação às tradicionais (como as clássicas pinturas em quadro) e não ocupam espaços de protagonismo, mesmo que carreguem tantas possibilidades e potencial para debate como qualquer outra forma de arte. As perspectivas virtuais devem existir como possíveis caminhos, principalmente aos estudantes a quem elas mais servem.
 

A arrecadação foi pensada com o propósito de adquirir mesas digitalizadoras e doá-las para o CAC, além de arcar com os gastos necessários para a execução de um projeto grande e extenso.

bottom of page